sábado, 22 de junho de 2013

Na fé de Jacó: Em busca de uma nova identidade

No capítulo 27 do livro de Gênesis, nos versículos 18 e 19 podemos notar uma coisa. "Jacó foi a seu pai e disse:Meu pai! Ele respondeu:Fala! Quem és tu, meu filho? 19- Respondeu Jacó: sou Esaú,teu primogênito; fiz o que me ordenaste. Levanta-te,pois,assenta-te e come da minha caça,para que me abençoes." . Quer dizer, Jacó mentiu, enganou seu próprio pai, apenas para herdar a bênção que era de seu irmão;Esaú, por direito. E sabe o que aconteceu com Jacó? Ele conseguiu a bênção! Mas pagou um alto preço, se continuar a ler na Bíblia, verá que Esaú queria matar a Jacó e por isso Jacó fugiu para longe.Ou seja, Jacó conseguiu algo com seu engano,sim! Só que pagou caro, Quantas pessoas há que são "Jacós"? Enganam apenas para se dar bem, e até podem conseguir, mas não por muito tempo! Jacó se angustiou, sofreu, assim também as pessoas enganadoras; mais pra frente irão sofrer, quem engana NÃO permanece.
No capítulo 32 no versículo 22 em diante,o título é JACÓ LUTA COM DEUS E TRANSPÕE O VAU DE JABOQUE. No versículo 27 olha o que diz: " Perguntou-lhe,pois: Como te chamas? Ele,respondeu: Jacó". Olha que interessante, Jacó mentiu para seu pai(que já não podia ver bem), mas quando Deus perguntou como ele se chamava, ele disse "Me chamo Jacó". Com isso podemos ver que, o homem(em geral) pode enganar quem for, até a si mesmo, menos a Deus! Ainda que as pessoas não saibam quando as enganam, Deus sabe! E você só pode ter uma nova identidade;ou seja, só pode ser diferente, uma nova criatura, quando você faz que nem Jacó: Assume diante de DEUS quem você realmente é!  Deus mudou o nome de Jacó para Israel, mas só fez isso quando Jacó assumiu sua verdadeira identidade.
LEMBRE-SE: Você pode enganar quem quer que seja, mas existe Um que você nunca poderá enganar:Deus! Ah, e tem mais, pra mudar sua identidade, Jacó não apenas assumiu o seu verdadeiro eu, como também lutou com Deus...e prevaleceu. Se quer mudar, ser diferente, terá que se despojar do seu falso "eu" e assumir para Deus quem você realmente é e quais suas reais intenções. E terá que lutar com Deus, ou seja, perseverar! Pois eu garanto que se você for sincero(a) consigo mesmo e com Deus, deixando de enganar todos e a si mesmo, Deus mudará sua identidade por completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário